O que é?

O livro multilinguagens consiste em um livro impresso que conjuga em seu percurso narrativo diferentes recursos integrados: texto digital com sincronização de áudio e descrições, vídeo em língua de sinais (Libras) e impressão braille, associados ao texto e às ilustrações.

Para que?

Essa multimodalidade, abarcada em um único suporte, possibilita ao leitor o contato com a variedade cultural do mundo globalizado e a convivência com a diversidade, ou seja, a integração da multiculturalidade, expandindo a compreensão de si e do outro.
As tecnologias e os canais de comunicação da contemporaneidade exigem que o leitor saiba lidar com hipertextos digitais e com textos que exploram muitos recursos multimodais.

Para quem?

As crianças e jovens precisam ser formados para os novos letramentos emergentes na sociedade contemporânea, por meio de canais que possibilitem o contato com a variedade cultural do mundo globalizado, diverso e inclusivo. A literatura pode contribuir para as experiências dos jovens leitores em seu desenvolvimento e, nesse contexto, o livro multilinguagens com seus textos multilineares, propicia a expansão das trilhas de leitura possíveis, potencializando sensorialmente a experiência literária e, dessa forma, contribuindo para o desenvolvimento de capacidades de leitura plenas para a vida contemporânea.

Foto onde aparecem uma mulher e um homem em um estúdio, a mulher fazemdo sinais de libras para o livro do Otto e a Tina e a outra segurando o livro
Gravação dos recursos mutilinguagens em estúdio